> Clique para buscar produtos de limpeza> Clique para buscar equipamentos de limpeza> Clique para buscar fornecedores de serviços de limpeza> Clique para buscar equipamentos e serviços para reciclagem

Cidade Limpa
Dicas de Limpeza
Artigos
Empresa Destaque
Eventos e Feiras
Lançamentos
Serviços
Mercado
Internacional
É assim que se faz

Oportunidades

Fale conosco
Quem Somos
Publicidade
Parcerias
Mapa do site
   
   
      
Padarias - Critérios básicos das operações de higiene e limpeza.
    
Saiba como planejar e executar a limpeza em padarias e estabelecimentos similares.
   
Generalidades:

Os alimentos em relação à saúde humana, têm grande envolvimento na transmissão de doenças de origem alimentar, e podem causar infecções e intoxicações. Este deve ser um dos grandes cuidados na fabricação e comercialização dos produtos oriundos da padaria.
  
Os fatores, Limpeza e Desinfecção, compreendem sistemas de higienização, para manter o estabelecimento em condições apropriadas. Os utensílios, instalações e equipamentos, devem ser priorizados sempre no aspecto de conservação e higiene.
  
Condições fundamentais de preservação da higiene e limpeza:
  • Para efeito de facilidade na limpeza e higienização, os pisos deverão ser lisos, impermeáveis, laváveis e antiderrapantes, com escoamento perfeito, e caídas adequadas para não prejudicar o escoamento; 
      
  • As paredes e tetos, sempre de material impermeável, lavável e de cor clara, facilitam a limpeza, que para maior eficiência não devem apresentar manchas nem escurecimento em função do calor. As janelas deverão ser protegidas com rede para evitar a entrada de insetos, e devem ser lavadas e desinfetadas semanalmente.
      
  • Os vestiários devem ser limpos, lavados diariamente com detergente e desinfetantes adequados.
MODELO DE CRONOGRAMA DE OPERAÇÕES DE LIMPEZA:
  
Freqüência OPERACIONAL Local, Utensílios e Equipamentos.
Diária Pisos, ralos, maçanetas, lavatórios, sanitários e recipientes de lixo 
Semanal Paredes, portas, janelas, prateleiras, coifas, geladeiras, câmaras, freezers e estrados
Quinzenal Depósitos, e telas de proteção anti insetos. 
Mensal Luminárias, interruptores, tomadas.
    
  • Os equipamentos, utensílios e acessórios, devem ser mantidos em boas condições de uso, e lavados com água e detergente neutro, em seguida desinfetados com solução clorada (hipoclorito de sódio a 2,5%: na proporção de uma colher de sopa em um litro de água por 30 minutos). Pode ser utilizado produto bactericida.
  • As lixeiras, devem estar com sacos plásticos, com tampa e longe dos alimentos. 
  • Os resíduos de alimentos devem ser acondicionados separados do lixo sanitário. 
As normas e procedimentos que estabelecem as Boas Práticas de Fabricação, envolvem itens diversos, desde projeto e instalações, até as regras de higiene pessoal e de limpeza e sanificação de ambiente e equipamentos. O controle integrado de pragas é fundamental para a preservação de todo o processo.

A higienização correta depende dos produtos químicos, e das superfícies onde serão usados aplicado. A perfeita higienização, não é apenas a limpeza da sujeira visível, sobra de um processo de fabricação, devendo ser observada a perfeita higienização dos locais. O treinamento dos funcionários envolvidos nos sistemas de limpeza, deve começar com a conscientização ampla das normas e procedimentos adequados.
    
Artigo escrito por: Osmar Viviani
  
Consultor Técnico da Lig Limp e autor do livro "Limpeza: É assim que se faz".

Acesse: www.liglimp.com.br
    
Pisos Frios - Tratamento e Manutenção.
  






:: El portal oficial de la limpieza ::