> Clique para buscar produtos de limpeza> Clique para buscar equipamentos de limpeza> Clique para buscar fornecedores de serviços de limpeza> Clique para buscar equipamentos e serviços para reciclagem

Cidade Limpa
Dicas de Limpeza
Artigos
Empresa Destaque
Eventos e Feiras
Lançamentos
Serviços
Mercado
Internacional
É assim que se faz

Oportunidades

Fale conosco
Quem Somos
Publicidade
Parcerias
Mapa do site
   
   
      
Conservação e Limpeza de Artigos de Couro
    
O couro quando legítimo, não deve ser lavado, daí a dificuldade na preservação e manutenção destas peças. Algumas dicas para facilitar sua vida.
   
Veja algumas dicas para conservar:
 
1- As roupas de couro devem ser guardadas em local fresco e arejado, e sem amassar. Se for necessário passá-las, use o ferro a temperatura de 80º C, colocando um pano sobre a superfície a ser passada.

2- Normalmente não guarde a peça de couro em saco plástico, pois impede a respiração do couro. Usar estas embalagens apenas para transporte.

3- A falta de ventilação, pode ocasionar descoloração e mofo no couro, por ser um produto natural. Se surgirem estes sinais, usar um pano levemente úmido para removê-lo e colocá-lo no sol não muito forte para secar.

4- Se a peça de couro tomar chuva ou umidade, secar em temperatura ambiente, não deixando exposta diretamente ao calor.

5- Em caso de manchas leves, removê-las com um pano levemente úmido. Jamais use produtos de limpeza, como álcool, detergentes, óleos e outros.

6- Lavar somente com profissionais especializados.

7- Evitar contato direto do couro com peças claras, o corante do couro poderá manchar outras peças.

8- Evitar contato direto com a pele, pois o couro poderá atrair a oleosidade natural da mesma.

9- Todo couro tem odor característico, e deve ser arejado com freqüência.1-As roupas de couro devem ser guardadas em local fresco e arejado, e sem amassar. Se for necessário passá-las, use o ferro a temperatura de 80º C, colocando um pano sobre a superfície a ser passada.
  
Manchas mais comuns:

UMIDADE: Após usar roupas de couro, em dias úmidos, não o guarde em armários fechados. Seque-as em local quente e ventilado ou ao sol por pequeno tempo, tomando o cuidado de cobri-lo com um pano para evitar descoramento.
   

SOLTANDO TINTAS: A camurça tem a superfície porosa. Quando essas peças ainda tiverem novas, deve-se evitar seu contato direto com roupas claras, para que não manchem.

Importante: Para todos tipos de manchas é importante limpar com um pano limpo de tecido absorvente, ou com lenço de papel, sempre da borda externa da mancha em direção ao centro, para evitar traços de limpeza.
   

- Alguns tipos de manchas como suor de colarinhos e axilas, manchas de batons e caneta esferográfica, podem ser limpas lixando cuidadosamente a pele com lixa de unha (a parte menos granulada) ou lixa de madeira no 120.

- Sempre termine o processo de limpeza escovando a pele levemente com uma escova macia.

- Guarde-o do lado do avesso para evitar descoramento pela luz.
  
ÁGUA, CAFÉ, LEITE, REFRIGERANTES E BEBIDAS ALCOÓLICAS
: Limpe a mancha obedecendo às recomendações gerais para manchas, acima indicada, umedecendo o pano em água.

-Se necessário, limpe a mancha usando um pano limpo umedecido em uma solução de sabão neutro, tal como xampu para bebê, ou em uma solução branda de amônia caseira comum (5%) em água.

TRINCAS E RACHADURAS: Para evitar o ressecamento, trincas e rachaduras na napa, aplique levemente sobre a superfície afetada, um pouco de glicerina ou óleo ou graxa incolor, como se faz com os sapatos.

SUOR -Siga as instruções dadas para manchas aquosas, usando apenas água e uma solução neutra, tal como um xampu para bebê.
 
SANGUE: Siga as instruções dadas nas recomendações gerais para manchas acima indicadas.

-Prepare uma solução com uma colher de sopa (25g) de sal de cozinha e um copo (200 ml) de água.
  
-Esfregue levemente com um pano e deixe secar. Limpe a mancha com uma solução de amônia caseira (5%) em água.
 
POEIRA: Escove delicadamente e esfregue um pano seco sobre toda pele. Pode ser usada uma esponja do tipo para lavar louças.

- Se alguma sujeira permanecer, use uma solução de sabão neutro tipo xampu de bebê ou solução de amônia caseira (5%) em água.

NOBUK: Tem a superfície lisa, sem brilho e bastante absorvente, sendo de conservação mais difícil. Também são couros de bovinos, bubalinos e eqüinos.    
    
Artigo escrito por: Osmar Viviani
  
Consultor Técnico da Lig Limp e autor do livro "Limpeza: É assim que se faz".

Acesse: www.liglimp.com.br
  
Limpeza no Aço Inox
   






:: El portal oficial de la limpieza ::