> Clique para buscar produtos de limpeza> Clique para buscar equipamentos de limpeza> Clique para buscar fornecedores de serviços de limpeza> Clique para buscar equipamentos e serviços para reciclagem

Cidade Limpa
Dicas de Limpeza
Artigos
Empresa Destaque
Eventos e Feiras
Lançamentos
Serviços
Mercado
Internacional
Para suas Férias

Oportunidades

Fale conosco
Quem Somos
Publicidade
Parcerias
Mapa do site
   
   
      
Grupo Treze&Paulista 
    
Empresa Paulista de Serviços comemora 75 anos de atuação no mercado institucional de higiene e limpeza.
  

 

Era final da década de 20. Uma época em que ainda se escrevia empreza (assim mesmo com Z). Mais precisamente 1927. Nascia num dos arranha-céus mais famosos de São Paulo - no Edifício Martinelli - a primeira empresa limpadora da capital. Contemporânea dos poetas e músicos que deram à cidade o título de "Paulicéia Desvairada", durante a Semana de Arte Moderna de 1922, a Empresa Limpadora Paulista S/A, hoje denominada EPS - Empresa Paulista de Serviços S/A, surgiu com uma proposta pra lá de moderna para a época e se transformou na prestadora de serviços de limpeza mais tradicional do setor.

   
Com tantos anos de atuação ininterrupta no mercado, a Paulista viu sua história se confundir com a do próprio segmento de higiene e limpeza institucional. Tanto é assim, que mantém um acervo que já é tratado como o "Museu da Limpeza". Entre as preciosidades em poder da Paulista estão máquinas que têm história para contar. Uma delas é um protótipo de uma lavadora confeccionada quase que artesanalmente na década de 80, quando os equipamentos ainda não atendiam todas as necessidades do setor.

"Nós fomos os pioneiros a trazer para o Brasil as máquinas lavadoras profissionais e os primeiros aspiradores de pó que eram da marca Nilfisk e vieram da Dinamarca. Havia também uma máquina de jato a vapor para lavar fachadas, um tipo de serviço que praticamente ainda não se fazia por aqui", conta Franklin Kuperman, filho do fundador da empresa, Julio Kuperman.
 
    
  Ele lembra que a Paulista também foi a primeira da América Latina a trabalhar com sinteko, um tipo de tratamento de piso que até hoje é utilizado em superfícies de madeira. "Éramos fortes também nos serviços de detetização de ambientes, além de lavagem de tapetes e carpetes", completa Franklin.

Os primeiros clientes foram apartamentos, escritórios e igrejas, rapidamente se expandindo para grandes companhias da época, como aeroportos magazines e indústrias. "Para se ter uma idéia nós atendíamos praticamente todos os bancos da rua XV de Novembro", lembra Franklin.
    
Um fato interessante de se observar no histórico da Paulista é a preocupação que a empresa teve de registrar a história da companhia, cuidadosamente preservada. Junto com álbuns e mais álbuns, onde é possível ver belíssimas fotos de São Paulo da primeira metade do século passado, estão, por exemplo, charges de limpeza da década de 40, algumas das quais servem de decoração para os corredores da empresa. 
   


Franklin Kuperman

  
Num antigo anúncio que faz parte do acervo histórico, a empresa anuncia "Limpeza sob empreitada" , na forma mais adequada de se definir o serviços na época, uma vez que a palavra terceirização sequer integrava os dicionários de português. Há ainda achados como relatórios e fichas de avaliação dos serviços, preenchidas pelos clientes, quando o conceito de qualidade simplesmente inexistia. "É muito raro uma empresa que tenha tudo tão bem documentado como no Grupo Treze&Paulista", observa Jurandir de Carvalho Junior, analista de marketing do Grupo. Segundo Jurandir, mesmo mantendo-se firme em suas tradições, a empresa sempre buscou se modernizar. "Somos modernos na execução dos nossos processo para proporcionar qualidade diferenciada aos nossos clientes. Trabalhamos dentro de critérios internacionais, normatizados através da nossa certificação ISO 9002, mas entendemos que a nossa perenidade de mercado, é fruto do nosso potencial em trabalhar até hoje com empresas de grande porte, como fazíamos no início da empresa", acrescenta.
    
  Trabalhamos dentro de critérios internacionais, normatizados através da nossa certificação ISO 9002, mas entendemos que a nossa perenidade de mercado, é fruto do nosso potencial em trabalhar até hoje com empresas de grande porte, como fazíamos no início da empresa", acrescenta.

Valendo-se da desenvoltura que adquiriu ao atender alguns dos grupo empresariais mais importantes do país, a Paulista começou cedo a vislumbrar novos campo de atuação como prestadora de serviços, que mais tarde dariam origem ao Grupo Treze&Paulista, hoje composto de cinco companhias diferentes.
 
Em 1970, percebendo a gradativa normatização das atividades ligados à segurança, surgiu a Treze Listas Segurança e Vigilância. Em 1988, a necessidade de treinamento constante levou o Grupo a contribuir com a fundação da Emforvigil, o primeiro Centro de Treinamento especializado na formação de profissionais de segurança. Um ano depois, impulsionada pelo crescimento da aviação e da construção de novos aeroportos, nasceu a Paulista Fly. E, finalmente, em 1998, A Treze Segurança Eletrônica, voltada para a prestação de serviços nas áreas de consultoria, projeto e implantação de equipamentos eletrônicos de segurança.

Paralelamente ao desenvolvimento interno, a empresa também participou ativamente de ações institucionais como a fundação da World Federation of Cleaning, em 1978 e, mais recentemente, da Associação Latino Americana de Empresas Limpadoras.
Quando questionado sobre como a empresa se comportará nesse novo século, quais as tendências que deve seguir, o presidente do Grupo Treze&Paulista resume em uma frase toda a filosofia que norteou a companhia nesses 75 anos. "Por mais que o mercado diga que o fator principal é o preço, nós ainda acreditamos na qualidade do serviço como base para o crescimento".
   
Para saber mais sobre o grupo Treze&Paulista acesse o site:
http://www.trezepaulista.com.br
   
Fonte: Depto. de Marketing do grupo Treze&Paulista (texto publicado na revista HigiPress e reproduzido nesta matéria).
  
Saiba mais sobre a Janiking






:: El portal oficial de la limpieza ::